Amparadas
Este projecto visa dar suporte as viúvas em Moçambique, principalmente nas questões ligadas ao empoderamento das mesmas através de ferramentas jurídicas, psicológicas, de carreira, de forma que elas possam ser protagonistas da nova fase da sua vida.
O projecto Amparadas surge de forma a apoiar a viúva no seu processo de luto, e de forma a aliviar o mesmo.
Tendo em conta que a perda de um ente-querido é sempre um momento de muita dor e desamparo, estes mesmos sentimentos tendem a ampliar quando se trata do cônjuge, que em Moçambique ainda é considerado como uma das bases da família.
Devido ao sistema patriarcal, e pelo processo de escolhas ao longo da vida, muitas vezes a viúva, ao perder o seu parceiro, perde também a sua sustentabilidade financeira, e parte do equilíbrio emocional, social e familiar.
O presente projecto não tem como base fazer apenas assistencialismo ou oferta de itens materiais. Porque entendemos que assistencialismo é apenas o bálsamo, e não a solução efectiva para uma vida mais estável para a viúva.
Através deste projecto, pretendemos empoderar as mesmas para que elas tenham a capacidade de continuar a sua vida, conduzindo-a com protagonismo.
Aconselhamento psicológico, de modo que a mesma volte a reencontrar o seu equilíbrio e força para seguir (para além de aconselhamento individual, as sessões irão contar com partilhas de grupo), aconselhamento/pequena formação jurídica de forma a que esta conheça e proteja melhor os seus direitos e dos filhos (no caso de existência), formação de educação financeira, permitindo assim que ela faça melhor gestão dos seus bens, e aconselhamento de carreira, serão algumas das temáticas partilhadas com as mesmas.
RESULTADOS ESPERADOS
- Viúvas com maior conhecimento sobre os seus direitos humanos e jurídicos.
- Consciencialização das famílias sobre a importância do seu papel no período da viuvez.
- Viuvas com maior auto-estima e empoderamento na sua vida e socialmente.
- Viúvas com maior conhecimento sobre carreira e educação financeira.